quinta-feira, 23 de abril de 2009

Obama, Tiana e se Deus quiser, muitos outros

Demorou mais de décadas para a Disney perceber que a criação de uma princesa negra poderia ser também, um grande sucesso internacional, assim como foram as demais. O novo filme da Disney, “ A princesa e o sapo”, previsto para ser lançado em dezembro desse ano, terá pela primeira vez na história, uma princesa negra. E o mais surpreendente:Ela nada terá de escrava, coitadinha, empregada ou coisas que geralmente estão interligadas à personagens negros, quando protagonistas.
Talvez não por coincidência, mas na mesma época em que o mundo aplaude de pé a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, conglomerados importantes do país decidem enaltecer a raça negra com uma princesa.
A influência que Barack Obama exerceu sobre o país com seus discursos fortes, contagiantes e fazendo com que todos que acreditassem em seus sonhos poderiam, um dia, realizá-los, de certa forma, reflete em diversos setores da sociedade.
Na época em que eu era criança, as únicas bonecas negras que eu já tive foram trazidas de outro país e eram, de longe, semelhantes à Barbie. Por conta disso, nunca pude escolher realmente a boneca que eu gostaria de ser, nas brincadeiras com as amigas, pois nenhuma tinha fisionomia que remetesse à minha imagem. Nenhum nariz mais largo. Nenhum cabelo crespo ou enrolado. Nenhuma de cor mais escura. Se não existiam Barbies, que dirá princesas, com vestidos elegantes, com histórias encantadas que deixam as meninas de olhos arregalados.
Jamais passou pela minha cabeça que eu pudesse ir para a escola com uma lancheira, mochila ou caderno com uma estampa de uma princesa negra, num período em que imperavam princesas de pela sempre bem clara, cabelos longos e loiros, olhos azuis e nariz finos.
Infelizmente, o meu tempo já passou, mas fico feliz em saber que além da Branca de Neve e da Cinderela, a minha sobrinha poderá embarcar em um novo mundo em que mesmo fisicamente, a princesa estará mais próxima dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enjoy!